Imagens de Sant´Ana, padroeira de Currais Novos e Caicó, esculpidas em madeira. Cenas da vaquejada talhadas retratando um pouco do cotidiano do sertanejo. Esses são exemplos da arte que ficou conhecida internacionalmente da potiguar Luzia Dantas, uma das mais importantes escultoras do Rio Grande do Norte, que morreu neste sábado (12), aos 84 anos.

Foto: Cícero Oliveira/Agecom
Luzia nasceu em 1937 no sítio Rio Cachoeira, no município de São Vicente (RN), e morava há anos em Currais Novos (RN). Suas esculturas de madeira estão espalhadas por toda parte e podem ser vistas em museus, galerias e em casas de colecionadores brasileiros e estrangeiros.
No começo dos anos 2000, Luzia Dantas esteve no Museu Câmara Cascudo para receber o catálogo com a sua obra no acervo da instituição. A arte de Luzia é objeto de pesquisas na instituição desde os anos 1960, no então Instituto de Antropologia. Ela contou que aprendeu a fazer o movimento dos animais na escultura da vaquejada ao observar as obras de Xico Santeiro – outro importante mestre potiguar da escultura – no acervo da instituição.
A Prefeitura de Currais Novos emitiu nota de pesar pelo falecimento da artesã:
É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Currais Novos comunica o falecimento da escultora e artesã currais-novense Luzia Dantas, na tarde deste sábado, 12 de fevereiro de 2022.
Todos que fazem o Poder Público Municipal, através de seu Prefeito, o Exmo. Sr Odon Oliveira de Souza Júnior, sua Vice-prefeita Ana Albuquerque, Secretários Municipais, funcionários e colaboradores, apresentam a todos os familiares e amigos, os mais sinceros votos de pesar pelo seu falecimento.
