A Defesa Civil do Rio de Janeiro confirmou, na manhã desta quarta-feira (16), a morte de mais dez pessoas no município de Petrópolis em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na tarde de ontem. Com isso, o número total de vítimas subiu para 36, podendo aumentar no decorrer das operações de resgate.
De acordo com as autoridades, todos os óbitos são procedentes de deslizamentos de terra e alagamentos. Apenas em 24 horas, foram registradas 207 ocorrências, fazendo com a prefeitura declarasse estado de calamidade pública.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que ativou o plano de contingência para direcionar ajuda imediata ao município. O governador do Rio, Cláudio Castro, também anunciou apoio às equipes de resgate e confirmou o envio de um maquinário para auxiliar nas operações de buscas, bem como na limpeza e desobstrução das vias.
Autoridades afirmam que, em três horas, choveu mais de 258 milímetros na cidade. O número corresponde a quase todo o volume acumulado em 30 dias, que foi de 271,6 milímetros.
