“Até logo Ukrainian, que a paz prevaleça”. Com essa mensagem de agradecimento, o jogador brasileiro, natural de Natal, Rio Grande doNorte, Edson Fernando, publicou em suas redes sociais a gratidão por ter conseguido sair da Ucrânia, país que sofre desde quinta-feira (24) conflito armado com a Rússia. Foram dias passando fome, frio e usando a mesma roupa, enfrentando filas para tentar sair do país pela fronteira. Nesta segunda-feira (28), o grupo de brasileiros conseguiu deixar a Ucrânia pela Hungria.

Foto: Reprodução/Instagram
Os ataques da Rússia na Ucrânia começaram na madrugada da quinta-feira (24) e têm gerado pavor no mundo todo. A situação de conflito tem reflexos em todas as áreas, e no futebol não é diferente. A Confederação do Esporte no país anunciou a paralisação da Liga Nacional. Desde o início dos ataques, brasileiros que atuam por lá pedem ajuda para deixar a região e alguns tem conseguido ao longo dos dias.
O jogador potiguar, Edson Fernando, é um dos 32 brasileiros que jogam no futebol da Ucrânia. Volante de 23 anos, ele defende um clube que em uma cidade a cerca de 500 km de Kiev, capital da Ucrânia.
Edson é natalense e antes de se transferir para a Ucrânia, há pouco mais de três meses, ele jogou no Bahia, onde foi campeão do Nordeste em 2021. Desde a quinta-feira, o potiguar tentava com um grupo de amigos deixar o país ucraniano pela fronteira com a Polônia. Nesta segunda-feira, ele publicou em suas redes sociais agradecimentos por já estarem em solo húngaro. O grupo conseguiu deixar a Ucrânia pela Hungria.
“Em solo húngaro, graças a Deus, muito obrigado a todos! Agora vamos procurar um lugar para comer, descansar um pouco para chegar logo na capital Budapeste e depois ir ao aeroporto. Nem parece que é verdade. Fica aqui a torcida para as pessoas que não conseguiram sair da Ucrânia. Que possam sair o mais rápido possível. Oremos pela paz na Ucrânia”, escreveu Edson em postagem com a foto da chegada de carro na cidade de Záhony por volta das 7h30, horário de Brasília, 11h30 na Hungria.
