Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Ipespe: Lula lidera com 45% das intenções de voto, e Bolsonaro tem 31%

Foto: via Flickr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança da corrida presidencial, agora com 45% das intenções de voto, ante 31% do segundo colocado — o presidente Jair Bolsonaro (PL) –, segundo pesquisa (estimulada) divulgada nesta 6ª feira (22.abr) pelo Ipespe. Em comparação com o levantamento anterior do instituto, da primeira quinzena de abril, tanto o petista como o atual presidente subiram um ponto percentual.

O ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 8%. Na sequência, aparecem o ex-governador paulista João Doria (PSDB), com 3%; o deputado federal André Janones (Avante-MG), com 2%; e a senador Simone Tebet (MDB-MT), com 2%. Os pré-candidatos do Novo — Felipe d’Avila –, PSTU — Vera Lúcia — e Democracia Cristã — Eymael — não alcançaram 1%. Os cidadãos que, diante das opções, disseram que não votariam em nenhuma delas, não votariam nas eleições optariam por voto branco/nulo representam 7% do total. Já os que não responderam ou não souberam dizer quem escolheriam são 2%.

A pesquisa ouviu por telefone 1.000 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, entre os dias 18 de 20 deste mês. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos, e o intervalo de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05747/2022.

O Ipespe perguntou também sobre a intenção de voto sem apresentar opções. Nesse caso, Lula lidera com 38% (ante 36% da pesquisa anterior), Bolsonaro tem 28% (ante 27%) e, na sequência, aprecem Ciro (4%), Doria, Janones, o ex-juiz Sergio Moro e Tebet (todos com 1%). O ex-governador gaúcho Eduardo Leite e d’Avila não alcançaram 1%, e 19% das pessoas não responderam ou não souberam dizer.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em relação a um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece no levantamento com 54% das intenções de voto, e o presidente, com 34%; em comparação com o anterior, ambos subiram um ponto percentual novamente. Lula aparece à frente em cenários em que disputa diretamente com Ciro Gomes e João Doria também, enquanto Bolsonaro aparece atrás em um com Ciro e à frente, por um ponto percentual, em um com Doria.

A pesquisa quis saber ainda sobre a avaliação e aprovação do atual governo. Aqueles que o consideram ruim/péssimo são 52% (ante 54% da anterior), enquanto o percentual de ótimo/bom é de 30% (ante 29%). Já a quantidade de pessoas que consideram o governo como regular corresponde a 16% (ante 15%). Quando questionados se aprovam ou desaprovam a maneira como o Bolsonaro vem administrando o país, 62% disseram que desaprovam (ante 63%), e 34%, que aprovam (ante 33%).

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Brasil

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou o envio de US$ 500 milhões do país europeu para o Brasil nos próximos três anos. Macron...

Política

Em Dubai, na Arábia Saudita, para participar da Cúpula do Clima da ONU, COP-28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou o...

Política

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou a atual primeira-dama, Janja, durante discurso em evento do movimento feminino nacional do Partido Liberal – PL Mulher, que...

Política

Em seu último dia de agenda no Rio Grande do Norte, o ex-presidente Jair Bolsonaro visitou o mercado público no bairro Santos Reis, em...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO