De acordo com pesquisas conduzidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), a Black Friday deverá injetar R$ 332 milhões no varejo de Natal e R$ 71 milhões em Mossoró, em 2023.
Celebrada sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday, este ano será nos dia 24 de novembro é marcada por ofertas de grandes descontos e ajuda a impulsionar as vendas do comércio no último trimestre.
Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, a Black Friday é uma oportunidade de aumentar o volume de vendas com ações promocionais.
“As ofertas incentivam os consumidores a adiantar as compras do Natal e até gastar mais. Na capital, por exemplo, cerca de 74% está aberto a comprar itens não planejados, desde que o desconto seja bom”, explicou Queiroz.
As pesquisas do Instituto Fecomércio RN foram realizadas entre os dias 16 e 24 de outubro de 2023. A entidade entrevistou 609 consumidores de Natal e 501 de Mossoró. O nível de confiança de ambos os levantamentos é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais.
